terça-feira, 9 de março de 2010

A saga do TCC e a redescoberta do E.V.A

Gente estou atormentada com o monstro do TCC, em junho termino meu curso de Design de Móveis, e nesse momento rola um turbilhão de idéias e também a falta delas, mas ok, acho que chegamos a um denominador comum e agora é em cima disso que vamos pirar. Digo "chegamos" porque o TCC é feito em grupo e como nós mesmas pensamos, devia ajudar pra caramba, sim melhor três cabeças pensantes do que uma só certo? Certo, mas o problema é quando essas três cabeças, eu Tássia e Gik, pensam demais e aí é que mora o problema, na verdade não problema, mas a discussão das idéias, os argumentos, o foco, o desejo e todas as questões que envolve querer fazer o máximo com o mínimo, literalmente, pois queremos fazer uma grande descoberta para o design, algo que realmente faça a diferença e principalmente, resolva um problema de espaço, de material, de uso enfim que responda à uma demanda, isso sim seria perfeito!!! Só que o mínimo é que temos 2 meses e meio pra fazer tudo isso, pouca verba pra pro protótipo em tamanho real e o pior que é a falta de tempo, o senhor tempo tão necessário pras coisas serem bem feitas, porque não basta uma idéia, pra colocá-la em prática é preciso muita pesquisa, acho que em tudo e no design então, existem milhões de formas de finalizar um projeto, e é muito importante que essa finalização de quem criou seja feita da melhor forma, aí, na minha humilde opinião, o design atinge seu objetivo, "função e forma" a la Bauhaus, portanto estamos total com a corda no pescoço. E além de tudo isso, num projeto como esse, no caso o trabalho de conclusão de curso, a gente quer juntar tudo e ainda dar aquela pitada da nossa personalidade, das coisas que gostamos e do que achamos bonito... e nessa gente a confusão no grupo já foi armada rsrsrsrs.


Tudo isso que escrevi foi pra contar pra vocês toda essa correria, os problemas e as complicações do trabalho, mas também posso dizer que tem algumas partes boas: a interação do grupo, a linguagem, quando as coisas começam a entrar em sintonia e afunila pro mesmo lado, tudo em prol do "bem feito".
E depois de muita discussão e mistura de idéias definimos o que será feito, e pra isso, com certeza nós três do grupo tivemos que abdicar de algumas coisas, aceitar outras, e no meu caso tive que aceitar algo que agora está me trazendo outras (boas) descobertas, e quando digo que aceitei é porque beleza vamo que vamo e vou defender essa idéia até o final!

Dentro de todas as coisas que citei para que um projeto de design fique bacana uma das coisas mais importantes se não a mais, é o material com que o projeto será executado, e é muito real isso porque posso ter a idéia mais marvilhosa do mundo mas se não souber escolher o material que seja perfeito pra sua forma, nada do imaginado acontecerá.
Nosso "desenho" tá definido, a referência, a função, no nosso caso as funções, e o objetivo, e começamos a pensar e a pesquisar sobre os materiaos possíveis pra essa peça, e aí não teve jeito, mesmo com a minha total contrariedade tive que admitir que o mais indicado é o E.V.A, muito prazer, Etileno Vinil Acetato.
Desde o começo a Tássia minha colega de grupo sempre fez questão de falar as vantagens desse material, e eu sempre o abominei, porque? Porque, me desculpem, mas sempre achei um material tosco, por mais que possa ser bacana pra o que e usado hoje em dia ( tem várias coisas super legais que descobriram no e.v.a o material perfeito) além de solas de tênis e sapatos, palmilhas o e.v.a é muito usado para artesanatos e para materiais didáticos, e acho, sinceramente, que faz super bem esse papel, mas desacreditava nele com um material para uma peça de mobiliário, até já existem algumas mas... mas acabou que o e.v.a ficou rotulado como algo infantil, material para peças e acessórios infantis e nessa que eu bem me ENGANEI.
Estou super pesquisando melhor, e agora posso dizer que o redescobri porque mudei de idéia, e acho que isso é super válido quando buscamos saber porque, vejo que o e.v.a é uma material subestimado, com uma infinadade de possibilidades, super leve, lavável, de fácil molde e melhor ainda barato, corri atrás pra saber quanto ao problema de ser uma material que não é ecologicamente correto, o que acho que hoje em dia é praticamente obrigatório num projeto do que quer que seja, e descobri mais, que já existe uma empresa do sul, meus conterrâneos, a Gueto Ecodesign de Produto, que aproveita as rebarbas das solas e palmilhas da indústria calçadista também do sul do país pra fazer coisas lindas com design super bacana e tratando de uma questão muito importante resolvendo o problema desse produto que demora e muito pra se decompor e que, até então, não tinha destino depois de utilizado... e se formos pesquisar a indústria calçadista não só no sul mas no mundo é de se abismar com a quantidade de uso desse material portanto ele está aí pedindo pra ser REutilizado e nós estamos aqui tentando resolver nossos problemas do morar, viver bem em nossas casas, nada mais justo usá-lo e abusá-lo em nosso favor e a favor do meio ambiente. As próximas gerações agradecem!

Bom depois de todas essas descobertas e já na busca de quem poderá produzir essa peça pra gente achei um blog super interessante de alguém que, pelo que vi, não subestima esse material e vai além das possibilidades, Marcelo Biella, cenógrafo e design que usa o E.V.A como sua matéria-prima. Todos os trabalhos deles são super bacanas mas o que mais me chamou a atenção, e na verdade me despertou muito interesse é algo que nunca pensei, é lindo, super bem acabado e acho que nem vocês vão entender, olha só:



Não é lindo?? E SIM É E.V.A!!!

Esse é um trabalho que o Marcelo desenvolveu pro Studio DWG Arquitetura e Interiores (outra coisa que descobri nesse meio tempo e achei o máximo, um trabalho massa mesmo, mas isso é assunto pra outro post).

De acordo com o Marcelo é super fácil de aplicar e tem milhões de possibilidades de visual.

Incrívil e acho que é uma prestação de serviço falar disso aqui, hoje em dia que falamos de tantas possibilidades de revestimentos é uma técnica que tem que ser conhecida e explorada, no bom sentido, em prol da beleza e da praticidade!

Quanto ao TCC aguardem que deixarei vocês a par das loucuras e de todo o processo, por enquanto é isso o projeto tá bem bacana, o desenho simples, limpo e muito bonito, e o objetivo é massa, a forma corresponderá total à função e ao tal "problema" que queremos resolver, logo conto mais pra vocês.

Obrigada pela paciência e pelas visitas voltem sempre!

Quem tiver sugestões e mais imformações sobre esse material fique a vontade pra me falar aqui!!

**Gostaria de ressaltar que algumas informações citadas aqui no blog são de pesquisas feita pela internet então pode acontecer de passar alguma informação imcompleta ou mesmo não 100% verdadeira, assim sendo estou aberta a correções e informações!

Um comentário:

  1. Não preciso nem dizer o que acho realmente do E.V.A!!!
    Foram apenas 3 semestre batutando na sua orelha que este seria um material diferencial e super bacana.
    E parece que consegui convence-lá!!! hahaha
    Mas pode ter certeza que a ideia do nosso movél de E.V.A não teria ido pra frente sem sua determinação e criatividade(rs.)
    Valeu Vanessa, tamos ai até o fim!
    Beijos
    Tássia

    ResponderExcluir

ME CONTA O QUE VOCÊ ACHOU, É IMPORTANTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENJOY IT

NOSSA CASA NOSSO MUNDO!