quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bambu e prêmio Salão Casa Brasil

Quando vi o móvel vencedor do prêmio Salão Casa Brasil 2009 já achei super interessante só pelo visual da cadeira, que tem uma leveza, é simples e elegante ao mesmo tempo...quando vi a matéria prima com que ela é feita entendi por completo o que é design. Pois é não é apenas fazer uma coisa bonitinha que chame a atenção, o buraco é muito mais embaixo, e aqui temos um bom exemplo de onde esse buraco se encontra rsrsrsrsrs...falando sério é um conjunto de fatores que fazem da Cadeira Lapa a grande vencedora deste ano.

Primeiramente usa um material super "verde" o que nos dias de hoje é muito importante e devemos levar isso muito mais além, O Bambu é perfeito contra o desmatamento porque ele nunca será cortado por inteiro, por ser uma gramínea, quando madura a touca, cortam-se apenas os colmos, deixando resto da touca e os colmos novos para continuar crescendo e amadurecendo até o próximo ano.
E imagina que beleza, ele absorve muito mais CO2, chega a três vezes mais que a absorção de uma floresta nativa ou de reflorestamento, e além disso libera cerca de 30% mais de O2. Perfeito não?

Explicado o porque desse material ser tão especial, entendemos que além de tudo isso a cadeira escolhida pelo Salão Casa Brasil de 2009 é funcional e bela.
Dever cumprido pelo designer Paulo Fogiatto, já conceituado na área pelo seu trabalho com essa matéria prima.

Os estudos

Cadeira Lapa
Estrutura em multi-laminado de Bambu/ Concha em laminado de MDF, estofado.

Feita pela empresa catarinense Oré Brasil pioneira na produção de móveis em Bambu.

Aguns dos outros trabalhos da empresa, que na minha opinião está totalmente aprovada pela iniciativa.


Mesa Jabuti Base em multi-laminado de Bambu/ Tampo de aglomerado de pinus revestido com bambu.


Cadeira Bambu 5 estrutura em multi-laminado de Bambu/Concha em compensado de pinus revestifo com lâminas de bambu.




Chaise Leila


Ah! só pra constar o Bambu já é muito utilizado em outros países, na China por exemplo, há até uma ponte feita com esse material. Incrível!

Quem quiser saber mais sobre o Prêmio Salão Casa Brasil entra no site e confere!

Parabéns para cadeira Lapa!




Um comentário:

  1. LINDO!!!

    Bambu é demais... o Rafael há uns 3 anos ouviu falar que lançaram um shape de bambu... sério: ele sonha com isso até hoje. Porque é legal, bonito e LEVE.

    Fala sério: a Marabrás enfia aqueles móveis HORRÍVEIS de madeira compensada pela nossa goela quando existe um material tão bacana (e farto?) como o bambu... fala sério Brasil!

    =P

    ResponderExcluir

ME CONTA O QUE VOCÊ ACHOU, É IMPORTANTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENJOY IT

NOSSA CASA NOSSO MUNDO!