terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aller en France?

Vamos pra França?
Se não dá pra ir sempre que a gente quer rsrsrsrs, dá pra trazermos um pouco do estilo da França pra dentro do nossas casas.
Com a comemoração do ano da França no Brasil, está super em alta o estilo francês de viver, jeitoso e todo cheio de detalhes.
E só pra constar, fiquei impressionada com a proximidade tupiniquim com os franceses, fui ao museu da língua portuguesa e é impressionante a quantidade de palavras de origem francesa que incorporamos ao nosso vocabulário não? quer ver?

"Abat-jour > abajur/Atelier > ateliê/Avalanche > avalancha/Ballet > balê ou balé/Bâton > batom/Bidet > bidê ou bidé/Bijouterie > bijuteria/Bilboquet > bilboquê/Boîte > boate/Bonnet > boné/Bouquet > buquê/Brevet > brevê/Cabaret > cabaré/Cachet > cachê/Camelot > camelô/Cancan > cancã/Capot > capô/Carnet > carnê/Casse-tête > cassetete/Chalet > chalé/Champagne > champanhe, champanha/Chauffeur > chofer/Chic > chique/Chope > chope/Cognac > conhaque/Coupon > cupom/Creche > creche/Croquette > croquete/Dossier > dossiê/Édredon > edredão ou edredom/Filet > filé/Greve > greve/Maillot > maiô/Metro > metrô/Omelette > omelete / omeleta/Pivot > pivô/Toilette > toalete/Travesti > travesti/Tricot > tricô...

Agora que já se interou com o vocabulário da até pra fazer biquinho...

Voltando ao assunto, no geral a decoração francesa é marcante, colorida, e charmosa, flores fazem parte da composição e dão um ar todo francesinho, os arranjos devem ser singelos como por exemplo, flores do campo em vasos de porcelana, ou aquelas flores branquinhas em cestos de palha, que fica lindo e ainda traz alegria para casa.

Para ilustrar melhor o jeito francês de decorar tem dois filmes que acho que mostram bem duas formas clássicas de decoração francesa.

Maria Antonieta por Sofia Coppola



Este é um estilo clássico, rococó cheio de detalhes, enfeites, muito dourado, lindo cheio de glamour.
Móveis da realeza podem sim entrar na sua casa, com bom humor, cores diferentes, também misturados a móveis modernos podem fazer sucesso. Por exemplo uma poltrona achada nos móveis antigos repaginada com um tecido moderno, cadeiras palacianas para um mesa de jantar de linhas retas, uma pintura abusada também combianam muito bem! Só cuidado se sua casa não é nenhum palácio (quero dizer no tamanho), porque essas peças acabam expremendo o ambiente.
Quartos inspirados nesse estilo.




Já pra quem se identifica com a Amelie Poulan (queria o apartamento dela pra mim), aí o lance é abusar de cores fortes, contrastantes e objetos kitsch.

Le fabuleux destin d'Amélie Poulain




Como o cenário tinha muito verde e vermelho, pra não cansar os olhos o diretore usou alguns objetos em cores mais claras discretas pra quebrar.
Inspiração Amelie





Adesivo-lousa para geladeira da marca francesa Cocoboheme, R$ 144, na Coisas da Doris

Pra quem gostou ta aí lojas com coisas lindas: Coisas da Doris e Garimpo Fuxique


Fonte de pesquisa: estilouol.com.br

2 comentários:

  1. Parabens meu amor...tudo que vc faz e muito bom.
    Eu tenho muito orgulho de vc!!!!
    TE AMO!!!!

    ResponderExcluir
  2. umas das únicas coisas legais do meu prédio é que ele é antigo, não tem elevador e a escada de acesso é antiga e espiral... sempre lembro do prédio da Amelie... pena que quando eu entro na minha kitie eu lembro do quarto do Raskolnikov em Crime e Castigo rs....

    =P

    ResponderExcluir

ME CONTA O QUE VOCÊ ACHOU, É IMPORTANTE!